Prêmio de Jornalismo 2017

– Regulamento 2017 –

CAPÍTULO I
Do Concurso

Art. 1º - O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SINDIPAN), a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (AIPAN), e o Instituto de Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC), representadas pela marca SAMPAPÃO, com o objetivo de estimular e aprimorar a divulgação do setor de panificação e do Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria (IDPC) na mídia Eletrônica e Impressa, bem como a divulgação dos benefícios do Pão à saúde dos consumidores, instituíram o PRÊMIO JORNALISMO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITAIRA.

Art. 2º - Poderão concorrer ao Concurso todos os Jornalistas que:

I – estejam localizados dentro dos limites do território brasileiro;

II - atendam a todas as exigências expressas neste Regulamento.

Parágrafo único: Os Jornalistas que cumprirem as exigências deste artigo poderão concorrer com matérias veiculadas na mídia entre 01 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2017.

Art. 3º - Os trabalhos inscritos serão classificados de acordo com o tipo de mídia, que poderão ser:

I)                  Mídia eletrônica: Televisão e Internet;

II)               Mídia Rádio

III)            Mídia Impressa: Jornais, Revistas Semanais e Suplementos Semanais, Revistas Femininas, Revistas de Turismo (com editoria de gastronomia), Revistas Masculinas, Revistas Infantis e Revistas de Saúde.

Parágrafo único: Matérias que não foram veiculadas ou publicadas nas mídias enumeradas neste artigo serão desclassificadas, bem como as matérias veiculadas em segmentos de panificação, as quais também não poderão ser inscritas.

Art. 4º - As matérias pagas, financiadas por entidades ou empresários do ramo de panificação e editoriais não poderão concorrer.

Art. 5º - Os Jornalistas que quiserem participar do concurso deverão inscrever sua matéria na sede das entidades organizadoras, situada na Rua Santo Amaro 313 – 6º andar, Bela Vista, São Paulo, até o dia 31 de Outubro de 2017, mediante o preenchimento de formulário especifico a ser retirado com a assessoria de imprensa das entidades.

Parágrafo Único: A inscrição será gratuita.

CAPÍTULO II
Do Julgamento

Art. 6º - As Matérias Jornalísticas serão julgadas por 09 (nove) jurados, indicados e aprovados pela Diretoria do Sindicato de Panificação e Confeitaria de São Paulo e pela Diretoria da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, sendo composto por:

I)     03 (três) Diretores do SINDIPAN-SP e/ou da AIPAN-SP;

II)    01 (um) membro da Assessoria de Imprensa das entidades organizadoras do concurso;

IV)          05 (cinco) Jornalistas ou membros da imprensa, que residem e desenvolvem suas atividades no Estado de São Paulo e que não tenham matérias inscritas no concurso;

Art. 7º - As Notas atribuídas pelos jurados, para cada uma das matérias jornalísticas inscritas, serão entregues em envelopes lacrados diretamente à presidência do SAMPAPÃO até 20 de novembro de 2017, os quais serão abertos na presença da diretoria das entidades organizadoras, bem como na presença da comissão julgadora, que será convidada para participar da apuração.

CAPÍTULO III

Da Avaliação

Art. 8º - As matérias jornalísticas serão avaliadas pelos seguintes critérios:

a.     proposta de pauta

b.     apresentação da matéria;

c.     criatividade;

d.     ilustração/imagens (para as matérias divulgadas na Mídia Rádio este critério será substituído pelo de tempo de exposição da matéria/entrevista);

e.     conteúdo;

§ 1º - As matérias inscritas serão avaliadas na escala de 00 (zero) a 10 (dez) pontos, atribuídos a cada letra do item anterior.

§ 2º - A classificação das matérias será feita de acordo com a nota final, obtida pela somatória dos pontos obtidos.

§ 3º - Havendo empate, as Diretorias das entidades organizadoras do concurso decidirão pelo trabalho que for superior no item criatividade.

§ 4º - Os resultados finais serão divulgados na sede das entidades organizadoras do concurso, durante um coquetel, no mês de dezembro.

CAPÍTULO IV

Da Premiação

Art. 9º - O Corpo de Jurados do Concurso classificará os trabalhos da seguinte forma:

I)             primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugares para matérias veiculadas em canais abertos de televisão e na internet;

II)                primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugares para matérias veiculadas no Rádio;

III)            primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugares para matérias veiculadas em Jornais, Revistas Semanais e Suplementos Semanais, Revistas Femininas, Revistas de Turismo (com editoria de gastronomia), Revistas Masculinas, Revistas Infantis e Revistas de Saúde.

Art. 10 - Serão conferidos aos jornalistas classificados prêmios nos termos desse regulamento.

§ 1º - O primeiro colocado em cada categoria (mídia eletrônica (Televisão e Internet), mídia eletrônica (Radio) e mídia impressa (Jornais, Revistas Semanais e Suplementos Semanais, Revistas Femininas, Revistas de Turismo -- com editoria de gastronomia, Revistas Masculinas, Revistas Infantis e Revistas de Saúde) será premiado com uma passagem para Paris/França, para ser utilizada no período entre 30 de dezembro de 2.017 até 30 de abril de 2.018 mais 1.500 euros para despesas de hospedagem e gastos pessoais.

§ 2º - O segundo colocado em cada categoria (mídia eletrônica, rádio e mídia impressa) será premiado com uma passagem para Portugal, para ser utilizada no período entre 30 de dezembro de 2.017 até 30 de abril de 2.018, mais 1.000 euros para despesas de hospedagem e gastos pessoais.

§ 3º - O terceiro colocado em cada categoria (mídia eletrônica, rádio e mídia impressa) será premiado com uma passagem para Buenos Aires, para ser utilizada no período entre 30 de dezembro de 2.017 até 30 de abril de 2.018, mais 500 dólares para despesas de hospedagem e gastos pessoais.

§ 4º - As menções honrosas referentes ao 4° e 5° colocado, em cada categoria (mídia eletrônica, rádio e mídia impressa) serão premiadas com um tablet.

Art. 11 - A entrega solene da premiação do Concurso será realizada na sede das entidades organizadoras no mês de dezembro de 2017, com a apresentação das matérias vencedoras, ou outro local a ser definido pela Comissão Organizadora, que comunicará todos os inscritos do local, data e hora da premiação até o dia 30 de novembro.

§ 1º - As matérias premiadas passarão a fazer parte do Departamento Cultural das entidades organizadoras do concurso, com autorização dos jornalistas autores das matérias, para divulgação das mesmas.

Art. 12 - A critério da Diretoria das entidades organizadoras, poderá ser concedido prêmio extra aos classificados, sendo-lhes conferido uma menção honrosa.

Art. 13 - Os jornalistas classificados poderão se inscrever gratuitamente no curso básico de panificação, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria – IDPC, com sede na rua Santo Amaro, 313 – 4º andar, Centro, São Paulo.

CAPÍTULO V
Das Inscrições

Art. 14 - As inscrições serão recebidas até o dia 31 de outubro de 2017. A prorrogação desta data poderá ser feita pela Diretoria das entidades, a critério da comissão organizadora, caso assim entender necessário.

Art. 15 - As matérias deverão ser entregues em 2 (duas) cópias em CD-ROM, DVD, ou PDF para matérias de mídia impressa, e links de TV e Rádio das matérias feitas nesses veículos, juntamente com a Ficha de Inscrição, na secretaria do das entidades organizadoras, na rua Santo Amaro, 313 – 6º andar, Bairro Bela Vista, São Paulo, ou com a assessoria de imprensa das entidades.

§ 1º - no caso de mídia impressa, o CD-ROM deverá conter a reprodução ilustrativa ou fotográfica, se for o caso, e com todo o material salvo em arquivo PDF. É preferível que se entregue cópias coloridas das matérias publicadas.

§ 2º - A embalagem do CD-ROM ou DVD deverá indicar claramente o título da matéria, categoria em que se enquadra, nome do jornalista e a mídia em que foi publicada.

Art. 16 - Considera-se aprovada a inscrição mediante:

I)     recebimento da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada pelo jornalista inscrito;

II)     entrega dos  exemplares em que foram publicada a matéria.

CAPÍTULO VI

Das Disposições Gerais

Art. 17 – As entidades organizadoras do concurso ficam autorizadas a publicar, na íntegra ou em parte, as matérias em quaisquer veículos de comunicação, respeitando a autoria dos mesmos, com crédito para o local onde foi veiculado.

Art. 18 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria do SAMPAPÃO.