MARKETING DIGITAL É TEMA DE PALESTRA NO SAMPAPÃO

O Sampapão (Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo) recebeu o professor e pesquisador Gustavo Loureiro, para uma palestra sobre marketing digital. O objetivo era trazer para o setor da panificação as tendências do mercado digital. O palestrante reforçou a importância da presença das empresas no ambiente digital que, diante das novas formas de consumir conteúdo da população, pode fomentar o seu crescimento e desenvolvimento da marca.

"Não existe uma verdade absoluta quando a gente fala de meios digitais, cada negócio precisa observar principalmente qual é o público alvo", explica Loureiro. Além da interação e adequação na produção de conteúdo de acordo com o perfil do interlocutor, o pesquisador lembra que é importante ter um site que pode ser utilizado de qualquer plataforma. Isto é, um site que funciona e pode ser atualizado via desktop, celular ou até mesmo tablet, promovendo mais facilidade e autonomia para a produção do conteúdo.

Dentro do segmento, o professor observa pequenas falhas que, se corrigidas, devem otimizar e melhorar ainda mais a comunicação das empresas no ambiente virtual. Melhorar a integração entre os posts dos sites e das redes sociais é uma delas. “É interessante você imaginar que o usuário vai entrar no seu site e dele  sair direto para o seu Facebook, para o seu Instagram", explica.

Quando se fala sobre interação no meio digital, o WhatsApp é um dos primeiros aplicativos que vem à mente. Gustavo conclui explicando que no caso de empresas que entregam produtos, a rede social não é tão eficaz quanto parece, já que trata de conversas mais informais e que não necessariamente funciona para atender o cliente. É importante ter uma comunicação com o cliente, mas mais que isso, é essencial atender suas necessidades. "Ter uma proximidade maior com o seu público alvo por meio da internet até pra fazer com que ele complemente a experiência de compra na sua loja física", conclui o palestrante.