Circular 15 - FISCALIZAÇÃO IPEM

São Paulo, 20 de maio de 2.010.

Circular nº. 15/2010

FISCALIZAÇÃO IPEM

Conforme apurado pelo SINDIPAN/AIPAN e noticiado pela imprensa, o IPEM autuou por erros quantitativos, 121 padarias das 202 fiscalizadas na Operação Padoca Legal em uma operação de fiscalização deflagrada nos dias 17 e 18/05/2010. Os fiscais examinaram 1.881 produtos, dos quais 184 (9,80%) apresentaram erros. A  fiscalização  foi  realizada na Grande São Paulo e nas cidades paulistas que sediam  regionais  do  Ipem-SP:  Araçatuba,  Araraquara,  Bauru,  Campinas, Marília,  Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Entrevistado pela imprensa argumentei que a imensa maioria, senão a totalidade dos problemas encontrados era pontual, fruto de erros e não de má fé do panificador,  defendendo desta forma a imagem do setor de panificação que hoje goza de grande prestígio e confiança tanto da imprensa  como da população em geral. Expliquei que o produto exposto por mais de um dia perde peso pela desidratação natural e que, se não for tomada a devida cautela de considerar este fator de perda, o resultado é uma diferença, quase sempre ínfima, mas que expõe o panificador que fica inclusive, a mercê de uma autuação.

Desta forma exortamos a todos para tomarem o máximo cuidado, principalmente com:

1.    exatidão do peso dos produtos embalados, acrescentado na tara, uma margem de perda por desidratação;

2.    falta de indicação de peso em produtos embalados;

3.    indicação do preço dos produtos vendidos por quilo, em lugar visível para o consumidor.

FISCALIZAÇÃO DPCC – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DE PROTEÇÃO Á CIDADANIA

Subordinada ao DPCC, a Divisão de Investigação sobre Infrações contra a Saúde Pública centralizou a fiscalização de ações criminosas contra a saúde pública, além de apurar denúncias de crime, recebidas dos demais órgãos de fiscalização como o IPEM, ANVISA, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, etc. Alertamos a todos os panificadores que a maior exposição de nosso setor a esta fiscalização refere-se a prazo de validade vencido, de produtos em estoque ou colocados à venda que, quando constatado, sujeita o infrator à prisão em flagrante.
Qualquer dúvida não hesite em consultar o seu sindicato que está aparelhado não só para esclarecer como também para ajudá-lo a se prevenir para que tais infrações não ocorram.

Uma classe sem representação não tem voz e sem união não tem força.

É o seu sindicato e sua associação trabalhando, cada vez mais, em prol dos seus associados.

ANTERO JOSÉ PEREIRA
Presidente Sindipan/Aipan/IDPC-SP

PS.:    Participe das reuniões do seu sindicato todas as primeiras e segundas 3ªs. feiras de cada mês.
    Visite o site www.sindipan.org.br. Lá você encontrará notícias, informações técnicas, receitas, relação de serviços e muito mais sobre o atendimento que o SINDIPA/AIPAN proporciona aos seus associados.