O que é pão? Você provavelmente não precisa pensar por muito tempo, e se está com fome de uma fatia de fermento ou quer tortilhas, o que você imagina diz muito sobre sua origem.

Mas se é fácil imaginar o pão, é difícil defini-lo.

O historiador do pão William Rubel argumenta que a criação de uma definição estrita de pão é desnecessária e até contraproducente. “Pão é basicamente o que sua cultura diz que é”, diz Rubel, autor de
“Pão: Uma História Global”. “Não precisa ser feito com nenhum tipo específico de farinha”.

Em vez disso, ele gosta de se concentrar no que o pão faz: transforma grãos básicos como trigo, centeio ou milho em alimentos duráveis â??â??que podem ser transportados para os campos, usados â??â??para alimentar um exército ou armazenados no inverno.
Mesmo antes de as primeiras sociedades agrícolas se formarem, por volta de 10.000 aC, os caçadores-coletores no Deserto Negro da Jordânia faziam pão com tubérculos e grãos domesticados.

Hoje, os descendentes desses pães antigos mostram a notável amplitude das tradições alimentares do mundo.

Nas montanhas escarpadas da região da Vestfália na Alemanha, os padeiros cozinham pães de centeio denso por até 24 horas, enquanto uma rodada de lavash armênio feito de trigo fica empolado e marrom após 30 segundos dentro de um forno tandoor.

Cozinheiros etíopes fermentam a massa moída de injera em uma mistura azeda e borbulhante, enquanto a massa de milho das arepas venezuelanas é passada diretamente sobre uma chapa escaldante.

Esta lista reflete essa diversidade. Juntamente com um sabor memorável, esses pães são escolhidos por seus ingredientes únicos, status icônico e pelo prazer caseiro de comê-los.

Em ordem alfabética por local, para marcar o Dia Mundial do Pão em 16 de outubro, aqui estão 50 dos pães mais maravilhosos do mundo.
Das camadas ricas do roti canai da Malásia ao simit com crosta de sementes da Turquia, eles fazem uma jornada pela essência da comida reconfortante global – e um lembrete de que a criatividade, como o pão, é uma herança humana.

Conheça a lista completa dos melhores pães eleitos pela CNN
Acesse: