Circular 29 - 2008 - Um ano de realizações - 12/12/2008

2008 - UM ANO DE REALIZAÇÕES

Mensagem do presidente:

“No encerramento de 2008 permitam-me, em nome das diretorias do Sindipan, da Aipan, da Fundipan e do IDPC fazer um breve resumo das atividades desenvolvidas em prol do setor de panificação e confeitaria de nossa base territorial e do fortalecimento das nossas entidades.

Foram múltiplas ações, nas mais variadas esferas: administrativas, jurídicas, políticas, sociais e marketing que reforçaram ainda mais nosso posicionamento como das mais fortes e atuantes entidades setoriais no Brasil.

Tudo isso foi possível graças a sintonia, participação e envolvimento de todos os diretores, dando seu conhecimento e seu tempo possível para que estas ações fossem concluídas de acordo com o seu planejamento.

Registro o agradecimento a todos que, de alguma forma contribuíram para que tivéssemos um ano de Grandes Realizações.

Esperamos continuar merecendo sua confiança e sua participação para que juntos em 2.009 possamos continuar construindo um futuro melhor para a Panificação e a Confeitaria.”

 

O Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria encerram o ano de 2.008 considerando-o um ano de grandes realizações, destacando-se:

1) FIPAN

Considerada a 5ª maior feira de panificação do mundo a Fipan, em 2008 apresentou uma evolução de 9 % no espaço para expositores e de 12% no número de visitantes. Estes números denotam um contínuo crescimento dos últimos anos fortalecendo a feira nacional do setor de Panificação e Confeitaria.

Na Fipan de 2.008 foi realizado a 5ª edição da Panconfest – um festival de Panificação e Confeitaria que objetiva valorizar a criatividade do padeiro e confeiteiro brasileiro.

Internacionalização da FIPAN: além da IBA na Alemanha em 2007, em 2008 foi feito permuta de stand de divulgação com a Europain em Paris e firmado parceria com a Intersicoop de Madri – Espanha.

Participação na Missão FIESP na Espanha e Portugal para divulgação da FIPAN.

2) Festa da Primavera

Realizada no Clube de Campo – Ceripan, no dia 30 de novembro. Este ano o evento recebeu a presença de mais de 3.000 convidados, que tivemos 3 grandes shows e um agradável dia com amigos e familiares.

3) Congresso UIB e CIPAN

O Sindicato e a Associação da Industria de Panificação e Confeitaria de São Paulo realizaram o Congresso da CIPAN e o Congresso da UIB. Oportunidade para mostrar ao mundo a força do setor no Brasil.

4) I.D.P.C.

Novos cursos iniciados em 2.008 além da gratuidade aos associados para os cursos de capacitação
       a) Introdução à Contabilidade em Padaria
       b) Formação de Gerente de Padaria
       c) Avançado de Confeitaria
       d) Confeitaria Portuguesa
       e) Pães Funcionais

Tivemos a consolidação do curso Técnico em Panificação e Confeitaria, com duração de 18 meses

O IDPC capacitou cerca de 4.500 alunos (padeiros, confeiteiros, atendentes, gerentes e proprietários) em cursos de formação, especialização e gerenciamento.

5) Dia Mundial do Pão

Comemorado dia 16 de outubro, durante a realização dos Congressos da CIPAN – Confederación Interamericana del Pan e da UIB – Unión International de la Boulangerie. Foram distribuídos cerca de 15.000 pães e considerado, pelo presidente da UIB, o maior evento mundial alusivo ao Dia Mundial do Pão.

6) Novo Serviço: Assessoria em aposentadoria

Assessoria para orientar e efetuar processos de aposentadoria dos associados junto ao INSS

7) Aniversário de São Paulo

Pela primeira vez, na história das entidades, a panificação comemorou o aniversário da 5ª maior cidade do mundo, distribuindo 15 mil pães na chapa com pingado – a marca registrada das padarias paulistanas – para quem participou da festa na Praça da Sé, por mais de oito horas seguidas.

8) Jantar do Dia do Panificador

Comemorado no dia 4 de julho com um magnífico jantar, no Clube Juventus com mais de 2.800 participantes

9) Reuniões descentralizadas

Com objetivo de divulgar os serviços e permitir maior participação dos associados ouvindo seus anseios, necessidades, problemas e sugestões. Realizadas reuniões: Zona leste em Itaquera; Zona Oeste em Osasco; Zona Norte em Guarulhos e Zona Sul em Interlagos.

10) Investimentos

   a) no CERIPAN:
       Cimentado o piso em frente ao palco para dar maior conforto aos associados ao assistirem os eventos.
       b) no IDPC:
       Instalação de uma nova padaria para permitir ampliação nos cursos de formação e capacitação
       c) na sede:
       Reforma na entrada para o auditório
       Instalação de banheiros no térreo
       Instalação de vestiários masculino e feminino

11) Reformulação do Site

Criado um portal com todas as entidades e a revista IP&C, tornando-o mais dinâmico e interativo.

12) Reorganização das entidades

Efetuado novo organograma das entidades com objetivo de maior e melhor definição quanto à área de atuação, responsabilidade e autoridade. Este é o primeiro passo para a reestruturação e reorganização das entidades.

Implantado atividade de treinamento e desenvolvimento dos funcionários das entidades.

13) Comunicação Visual dos cartazes

Reformulado os cartazes de informações obrigatórias que são afixados nas padarias.

14) Mídia digital

Iniciado projeto de implantação de Mídia digital nas padarias como forma de organizar sua comunicação e rentabilizar os espaços publicitários.

Iniciado desenvolvimento de mídia em internet para termos um canal de comunicação em nosso site: IPANTV

15) Responsabilidade Social

Implantado o projeto da Sacola Vai & Volta,
   Participação premiada no II Fórum de Responsabilidade Social Ambiental, realizado pela FIESP
   Em desenvolvimento o projeto de Reaproveitamento do Óleo e reciclagem de PETS.

16) Ações Políticas

Atuações com sucesso junto ao Governo Federal na isenção de imposto a importação de trigo fora do Mercosul (isenção de TEC, Pis/Confin e da taxa da marinha mercante), durante a crise de abastecimento do trigo.

Gestão com sucesso na esfera federal para não aprovação de projeto de lei que obrigava da adição de fécula de mandioca na farinha do pão e a não aprovação do Projeto que dava opção ao consumidor comprar pão francês por peso ou por unidade, à sua preferência.

17) Palestras Técnicas<

Realizado em 19/02 palestra sobre Nota Fiscal Paulista
   Realizado em 27/02 palestra sobre ICMS no Pão Francês

18) Parceria

Firmada parceria com a FIAT Automóveis – Amazonas, para aquisição de veículos com preço de frotista.

19) Programa de reuniões

Com objetivo de buscar maior participação da diretoria nas decisões dos caminhos das entidades, manteve-se um freqüente programa de reuniões de diretoria executiva, de diretoria plena e de chefias de departamentos.

20) 2ª Edição do Prêmio de Jornalismo Sindipan/Aipan-SP

Em 2.008 tivemos recorde com 44 inscrições. Nunca nosso setor esteve de forma tão positiva na mídia, como nos últimos anos. O Pão e a Padaria estiveram presentes de forma intensa nos mais variados veículos: televisão, revistas e jornais

21) Cooperpan

Incentivado a expansão da Cooperpan através da contratação de profissional especializado em Cooperativas, para proporcionar desenvolimento.

22) FIESP

Estreitamento de relacionamento através da participação na sua diretoria e freqüência nas suas atividades, encontros e reuniões.

É o seu Sindicato e sua Associação trabalhando, cada vez mais, em prol dos seus associados.

Antero Pereira
   Presidente Sindipan/Aipan-SP