Alo Contablidade



   

Aprenda como escrever um plano de negócios para sua padaria simples e objetivo

 

A maioria dos empreendedores pensa que escrever um plano de negócios é algo muito difícil e que precisa se ter muito conhecimento para isso. Porém, diante de nossa experiência, podemos lhe afirmar categoricamente que não!

A grande verdade é que, se você conhece um pouco do mercado em que deseja atuar, é bem possível que você consiga escrever seu plano de negócios inteiro em menos de uma hora. Veja, você tem uma ideia formada sobre o tipo de padaria que quer abrir, sabe claramente o que precisa fazer para fazer com que sua padaria de certo e cresça, então agora, basta transferir tudo que está em sua cabeça para o papel, porém de forma organizada.

 

Conseguiu entender o porquê não é tão difícil escrever um plano de negócios para padarias?

 

Um plano de negócios para padarias pode ser simples

 

O plano de negócios para padarias pode ser bem simples, portanto, você não precisará ficar semanas pesquisando para depois saber como escrevê-lo.  Não é tipo um livro que precise ser impresso, encadernado e colocado sobre um “altar” em sua padaria. De forma alguma!

Um plano de negócios para padarias eficiente e funcional deve ser descrito de forma clara e objetiva para que você defina suas estratégias de negócios.

Um plano de negócios para padarias deve ser escrito em um conceito chamado plano de negócios lean  (enxuto). O planejamento lean é um planejamento de negócios para padarias simples e eficiente que nada mais é do que um plano de negócios básico onde você consiga descrever suas estratégias, fazer revisões e ajustes regulares.

 

O plano de negócios para padarias Lean (enxuto)

 

Um plano de negócios para padarias lean é muito mais fácil de escrever do que um plano de negócios tradicional.

O foco principal deste plano é baseado em quatro etapas:

        1-Definição da estratégia

 

Quem você é, o que faz e para quem o faz. O ideal é que, quanto menor for a sua padaria, mais focado seja o seu plano de negócios. Talvez você queira manter todas as estratégias em sua cabeça – e muitos de nós empreendedores queremos fazer isso – mas orientamos você a anotá-las. Um esboço simples, tipo, lembretes.

Lembre-se:

·         Planejar fora da estratégia é um desperdício de tempo.

·         Considere seu IMO:

·         Identidade – quem você é?

·         Mercado – Para quem você vende?

·         Oferta –  o que você vende? (produto/serviço)

·         Mas não detalhe demais seu IMO ou qualquer estrutura estratégica de seu negócio. A estratégia principal é manter o foco. Você precisa focar no que você não está fazendo, quem você não está alcançando, como  que você está fazendo e para quem você deve vender.

·        

      2-Implementar as táticas definidas no alinhamento estratégico

 

Estratégias sem táticas são apenas “perfumaria”. Mantenha sua estratégia em mente – seu foco, quem você é, eo que não está fazendo e para quem?

Então defina: Como você conseguirá desenvolver planos de ação específicos e cheios de táticas para conseguir pôr em prática suas estratégias?

·         Táticas de marketing: mercado-alvo, diferencial de mercado, posicionamento, comunicação, preços, canais, presença online, engajamento, conteúdo, estrutura de vendas e todos os antigos materiais de marketing mix como, publicidade, relações públicas, promoções especiais e assim por diante.

 

·         Táticas de oferta (produto ou serviço): datas de lançamentos de novos produtos ou ofertas, conjuntos de recursos, embalagens, linhas de produtos e opções, aplicativos, itens de menu, estrutura do estoque , serviços, website, tecnologia, fornecedores, propagandas e assim por diante.

 

·         Táticas financeiras (administração e infraestrutura): Investimentos, financiamentos, seleção e contratação de funcionários, treinamento, política interna e assim por diante.

E não pense em tudo isto como um documento. Pelo menos ainda não. No início, é uma questão de colocar tudo no papel conforme estamos descrevendo. Um esboço simples, com seções ordenadas e mantendo uma sequência lógica de ações, pois nenhuma das etapas são independentes, uma depende da outra.

Pense no alinhamento estratégico. Todas as táticas implementadas devem fluir de sua estratégia.

Isso significa, especificamente, que você deve pensar em todos esses fatores e estabelecer alguns planos de ação, por escrito, mas não um texto fantasioso, apenas lembretes sobre o que fazer, para que você possa revisá-los pelo menos uma vez por mês e ver como você está executando suas estratégias e qual o retorno das mesmas. Pode até parecer um pouco como o plano de negócios clássico, cobrindo temas como preços e distribuição – exceto que é você que o está escrevendo. Portanto, descreva somente o suficiente para administrar bem sua padaria.

        3-Cronogramas, Premissas, Marcos e Métricas

 

Táticas sem planos de ação concretos e bem definidos são apenas esforços desperdiçados. Nada do que você definir como tática terá significado sem datas, prazos e atribuições de tarefas específicas. Aqui estão os itens essenciais:

·         Cronograma de revisão: Isso é absolutamente essencial. Este é o mundo real, no qual estamos todos muito ocupados. Se você não agendar a revisão mensal do seu plano de negócios para padarias com antecedência – e, em seguida, realmente realizar esta revisão – é provável que você nunca execute esta tarefa. Você pode definir fazer isso sempre na terceira quinta-feira do mês, e você fará isso sempre – mas certifique-se de que “sempre” é uma data real.

 

·         Lista de Premissas: Você deve sempre listar todas as suas premissas, porque serão as primeiras coisas que você deverá conferir quando chegar a hora de revisar o plano de negócio de sua padaria. Você define o plano a ser executado e, em seguida, rastreia os resultados e, quando os resultados forem diferentes do plano original (e eles sempre serão), você verifica os pressupostos primeiro para ver se eles foram mal executados. Em caso afirmativo, revise e altere o plano novamente. Se suas premissas não mudaram, ainda assim você precisa rever o plano, porém, considere em primeiro lugar o que você executou corretamente, enfatize estas ações, e melhore o que não deu certo.

 

·         Marcos: O que é preciso ser feito, quando, e quem será responsável pela execução? É uma lista simples de se criar, porém, a mesma será o núcleo da execução de cada tática. Por isso, você precisa adaptá-la para atender às suas necessidades. Você pode fazer isso enviando lembretes para si mesmo da forma mais simples possível, com compromissos seu e da equipe, orçamentos, datas de início e término de cada ação, etc. Trata-se de uma responsabilidade real de gestão. É assim que você poderá acompanhar o progresso do seu plano de negócio e lidar com as eventuais pausas nos processos.

 

·         Métricas: São os indicadores de desempenho, isto é, o outro lado dos marcos, também uma responsabilidade real da gestão. Claro que as mais importantes são vendas, custos e despesas, com o detalhamento de quem é responsável por quais tipos de receitas ou gastos.

 

       4-Previsões de Vendas, Custos, Despesas e Fluxo de Caixa

 

Você não pode aperfeiçoar o gerenciamento de sua padaria sem administrar bem o dinheiro. Você precisa prever os números básicos para o funcionamento de sua padaria, porque sem essas previsões, você não poderá rastrear os resultados e identificar problemas ou capitalizar surpresas agradáveis.

Não se preocupe muito com a previsão, apenas faça isso. Se você é capaz de administrar uma padaria, então você consegue fazer uma previsão básica de vendas e custos. Não se trata de ser preciso, trata-se de estabelecer hipóteses realistas. Claro que você estará errado, mas com boas suposições você poderá identificar o quanto você estava errado, para assim corrigir a rota regularmente.

Você não pode planejar um negócio sem considerar manter um fluxo de caixa sempre positivo. Embora para algumas empresas menores, fluxo de caixa é uma questão de se manter rentável, isto é, manter as vendas acima dos custos e despesas. Porém, para a maioria das empresas o fluxo de caixa é muito mais complicado, porque as mesmas não são pagas exatamente quando realizam suas vendas, mas são pagas a prazo, e mesmo assim precisam comprar coisas antes de receber. Por isso, ser rentável não é garantia de liquidez imediata.

 

Planeje, Execute, revise e corrija

 

Se você é como a maioria dos empreendedores e acha muito difícil escrever um plano de negócios para sua padaria, você deve começar com um plano de negócios lean (enxuto) e depois vá incrementando. Acompanhe os resultados do plano, faça suas revisões e corrija a rota com frequência.

 

E então, seu primeiro plano de negócios para padarias está feito. Agora execute-o.

 

Muito sucesso e até a próxima!